Os constrangimentos para uma atuação do Brasil no conflito israelo-palestino

Autores

  • Isabelle Somma de Castro

Palavras-chave:

política externa brasileira, Israel, Gaza

Resumo

O ataque do Hamas a Israel demonstrou como a questão palestina é um ponto de disputa entre os dois maiores polos políticos do Brasil. Os conservadores pressionam por um apoio a Tel Aviv, enquanto o governo Lula critica a posição pró-guerra de Netanyahu. Há pouco espaço para a diplomacia brasileira desempenhar um papel no conflito, a menos que a polarização diminua ou a posição norte-americana mude.

Biografia do Autor

Isabelle Somma de Castro

Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais (Nupri-USP), doutora em História Social e mestre em Letras Orientais pela Universidade de São Paulo (USP). Foi Visiting Student na Faculty of Asian and Middle Eastern Studies da Universidade de Cambridge (bolsa Capes) e Visiting Scholar no Saltzman Institute of War and Peace Studies da Universidade de Columbia (bolsa Fapesp).

Downloads

Publicado

2024-08-20

Como Citar

Somma de Castro, I. (2024). Os constrangimentos para uma atuação do Brasil no conflito israelo-palestino. CEBRI-Revista: Brazilian Journal of International Affairs, (10), 84–99. Recuperado de https://cebri-revista.emnuvens.com.br/revista/article/view/212