Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
Diretrizes para Autores
A CEBRI-Revista é um periódico do Centro Brasileiro de Relações Internacionais. A instituição é responsável por sua publicação, política editorial, prioridades e gestão, seguindo as boas práticas de comunicação da ciência aberta.
A Revista cobre uma ampla gama de tópicos relacionados à Política Externa Brasileira e às Relações Internacionais. Busca apresentar o pensamento e análise de observadores e acadêmicos experientes sobre temas importantes da agenda internacional.
São incentivadas contribuições originais de acadêmicos, formuladores de políticas e analistas. As submissões devem ser conceitualmente sólidas, empiricamente fundamentadas e orientadas para policy.
Escritos em português, espanhol e/ou inglês, os artigos são de livre acesso ao público de especialistas e interessados.
A CEBRI-Revista não cobra taxas de submissão, avaliação ou publicação.
Tipos de Publicação
A CEBRI-Revista publica policy papers, artigos acadêmicos, análises de conjuntura, resenhas de livros e entrevistas.
Policy Papers
Os policy papers seguem o modelo ensaístico tradicional e devem debater temas contemporâneos das Relações Internacionais ou Política Externa Brasileira e suas implicações para a operação da política. Estes artigos podem ser feitos sob convite dos editores ou submetidos espontaneamente à análise editorial.
A avaliação é feita pela equipe editorial, que deve aceitar ou rejeitar policy papers, mesmo aqueles feitos sob convite. O prazo de revisão de policy papers é de 4 a 6 semanas.
O tamanho máximo para policy papers é de 6 mil palavras. A CEBRI-Revista encoraja os autores a citarem bibliografia pertinente sobre o assunto em questão. Submissões devem conter título, resumo e palavras-chave na língua do texto e em inglês.
Artigos Acadêmicos
A CEBRI-Revista busca artigos que contribuam com algo novo para os debates acadêmicos atuais e que sejam relevantes para os profissionais das Relações Internacionais. O artigo baseado em literatura científica e/ou evidências se assemelha aos artigos acadêmicos tradicionais, que envolvem debates acadêmicos qualificados pela literatura pertinente, porém com um olhar para a política internacional concreta. Ou seja, o artigo deve trazer os principais debates e achados científicos das Relações Internacionais e traduzi-los para o debate de policy em questão.
O artigo acadêmico pode ser feito sob convite da equipe editorial ou submetido à análise editorial via o mecanismo de submissão da CEBRI-Revista. Em ambos os casos, o artigo acadêmico baseado em evidência passa pelo processo de revisão duplo-cega por pares. Todas as submissões destes artigos são inicialmente revisadas pela equipe editorial para garantir o atendimento às demandas da política editorial. Os manuscritos podem ser rejeitados sem revisão por pares nesta fase se não estiverem dentro do escopo temático do periódico, não atenderem todos os requisitos de submissão ou se for detectado plágio. Caso contrário, os manuscritos são enviados para avaliação, geralmente para um mínimo de dois pareceristas independentes. Os resultados dos pareceres serão avaliados pelos editores que decidirão se o artigo deve ser publicado como está, publicado com modificações, ou rejeitado. A CEBRI-Revista tem um processo relativamente rápido de revisão de 6 a 8 semanas.
O tamanho máximo para os artigos acadêmicos é de 7 mil palavras, incluindo referências bibliográficas. Submissões devem conter título, resumo e palavras-chave na língua do texto e em inglês. Devem ainda observar rigorosamente as regras para citação e formatação, bem como demais orientações disponíveis nas Regras para submissão.
Resenhas de Livros
A seção de resenhas de livros de Relações Internacionais cobre os estudos publicados nos últimos cinco anos em todo o campo, do teórico ao voltado para a política, e do regional ao global. As resenhas de livro são feitas sob convite da equipe editorial a acadêmicos ou profissionais. Além disso, podem envolver mais de um livro por resenhista e estarem voltadas a temas gerais de interesse da CEBRI-Revista.
Uma resenha de livro deve informar o leitor sobre o conteúdo, a qualidade e a localização do livro no contexto geral de sua área. A crítica é saudável, desde que bem fundamentada.
As resenhas devem ter no máximo mil palavras por livro resenhado, e devem ter um título.
Entrevistas
As entrevistas são feitas sob convite da equipe editorial a pessoas-chave da política internacional como políticos profissionais, diplomatas, acadêmicos, ativistas e empresários de relevância para as Relações Internacionais do Brasil e do mundo. As entrevistas devem ter aproximadamente 2 mil palavras.
Análises de Conjuntura
As análises de conjuntura são textos curtos que tratam de temas de relevância internacional. Feitos sob encomenda dos editores, as análises de conjuntura têm um formato similar ao de um policy paper, porém voltado a um tema extremamente atual. As análises de conjuntura devem ter no máximo 2 mil palavras. Estes textos não precisam ter citações de bibliografia pertinente, embora sejam encorajadas pela equipe editorial.
Regras para Submissão
- Todas as submissões enviadas à CEBRI-Revista devem ser originais e inéditas, e não podem estar em avaliação para publicação por outros periódicos.
- Existem certas circunstâncias em que um material publicado anteriormente pode ser considerado para publicação. Em caso de dúvida, entre em contato com a equipe editorial.
- Artigos acadêmicos e policy papers submetidos à CEBRI-Revista devem conter Título, Resumo e Palavras-Chave na língua do artigo e em inglês (Title, Abstract e Keywords).
- O tamanho máximo do Título é de 10 palavras. O tamanho médio sugerido é de 5-7 palavras.
- O tamanho máximo do Resumo é 75 palavras, com um total de 150 palavras contando com o Abstract.
- Títulos devem iniciar com a primeira palavra em letra maiúscula, e todas as demais em letra minúscula, salvo nomes próprios e instituições. Subtítulos devem ser separados por dois pontos. A primeira palavra do subtítulo deve ser em letra minúscula, assim como as demais. Não há ponto final no título.
- As palavras-chave devem ser separadas por ponto e vírgula, e um ponto após a última palavra-chave. O artigo deve ter entre três e cinco palavras-chave. Apenas nomes próprios devem começar com letra maiúscula.
- Os créditos autorais devem informar uma minibio de até 50 palavras (ou cerca de 350 caracteres sem espaços), na língua do artigo e em inglês.
- Os autores devem informar ainda o seu número ORCID, que pode ser cadastrado em: https://orcid.org/register
- A minibio e o link para o número ORCID devem ser submetidos em arquivo separado do texto.
- Os arquivos de texto devem ser submetidos em fonte Calibri ou Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,15.
- O texto deve iniciar diretamente, sem título de seção como "Introdução" ou "Apresentação".
- As citações diretas de até três linhas ficam juntas ao texto, entre aspas duplas ("exemplo"). Citações de mais de três linhas devem ser separadas em parágrafo próprio, com margem esquerda de 4 cm, sem aspas e fonte em itálico.
- Subseções do texto não devem ser numeradas, e seus títulos devem estar em fonte negrito e caixa alta, alinhadas à esquerda com margem normal. Títulos de seções internas às subseções devem estar com fonte normal em negrito. Não há ponto final nos subtítulos.
- O texto pode conter notas de rodapé, numeradas sequencialmente em algarismos arábicos. Elas devem ser sucintas, utilizadas para comentários complementares e interjeições no texto. Referências biblográficas completas não devem ser indicadas em notas de rodapé.
- Citações de obras e referências bibliográficas completas devem seguir o modelo Autor-Data do Estilo de Chicago. Clique aqui para mais detalhes.
- As resenhas devem incluir, ao menos, o livro resenhado como referência bibliográfica. Resenhas devem ter um título.
- Os arquivos para submissão devem estar em formato Microsoft Word, Open Document, RTF ou similar.
- Gráficos e tabelas devem ser enviados em separado, em alta resolução. Estas imagens devem ser também inseridas no arquivo do texto, com legendas numeradas (exemplo: Gráfico 1, Gráfico 2, Figura 1, Figura 2, Tabela 1, Tabela 2 etc.), indicando sua descrição e fonte.
Normas Bibliográficas
A CEBRI-Revista utiliza o sistema Autor-Data do Estilo de Chicago para citações e referências bibliográficas, cujas orientações são reproduzidas abaixo.
Cada exemplo de uma entrada da lista de referência é acompanhado por um exemplo de uma citação no texto correspondente.
Obs.: Em português, em um conteúdo citado entre aspas a pontuação final fica fora das aspas.
a) Livro
Entradas da lista de referência (em ordem alfabética)
Grazer, Brian & Charles Fishman. 2015. A Curious Mind: The Secret to a Bigger Life. Nova York: Simon & Schuster.
Smith, Zadie. 2016. Swing Time. Nova York: Penguin Press.
Citações no texto
(Grazer & Fishman 2015, 12)
(Smith 2016, 315-16)
b) Capítulo ou outra parte de um livro
Na lista de referência, inclua o intervalo de páginas para o capítulo ou parte. No texto, cite páginas específicas.
Entrada da lista de referência
Thoreau, Henry David. 2016. “Walking”. In The Making of the American Essay, organizado por John D'Agata, 167-95. Minneapolis: Graywolf Press.
Citação no texto
(Thoreau 2016, 177-78)
Em alguns casos, é possível citar a coleção como um todo.
Entrada da lista de referência
D'Agata, John, org. 2016. The Making of the American Essay. Minneapolis: Graywolf Press.
Citação no texto
(D'Agata 2016, 177-78)
Livro traduzido
Entrada da lista de referência
Lahiri, Jhumpa. 2016. In Other Words. Traduzido por Ann Goldstein. Nova York: Alfred A. Knopf.
Citação no texto
(Lahiri 2016, 146)
c) E-book
Para livros consultados online, inclua um URL ou o nome do banco de dados na entrada da lista de referências. Para outros tipos de e-books, nomeie o formato. Se nenhum número fixo de página estiver disponível, cite o título de uma seção ou um capítulo ou outro número no texto, se houver (ou simplesmente omita).
Entradas da lista de referência (em ordem alfabética)
Austen, Jane. 2007. Pride and Prejudice. Nova York: Penguin Classics. Acender.
Borel, Brooke. 2016. The Chicago Guide to Fact-Checking. Chicago: University of Chicago Press. ProQuest Ebrary.
Kurland, Philip B., & Ralph Lerner, orgs. 1987. The Founders’ Constitution. Chicago: University of Chicago Press. http://press-pubs.uchicago.edu/founders/.
Melville, Herman. 1851. Moby-Dick; or, The Whale. Nova York: Harper & Brothers. http://mel.hofstra.edu/moby-dick-the-whale-proofs.html.
Citações no texto
(Austen 2007, cap. 3)
(Borel 2016, 92)
(Kurland e Lerner 1987, cap. 10, doc. 19)
(Melville 1851, 627)
d) Artigo em periódico
Na lista de referência, inclua o intervalo de páginas de todo o artigo. No texto, cite números de página específicos. Para artigos consultados online, inclua um URL ou o nome do banco de dados na entrada da lista de referências. Muitos artigos de periódicos listam um DOI (Digital Object Identifier). Um DOI forma um URL permanente que começa com https://doi.org/. Este URL é preferível ao URL que aparece na barra de endereço do seu navegador.
Entradas da lista de referência (em ordem alfabética)
Keng, Shao-Hsun, Chun-Hung Lin & Peter F. Orazem. 2017. “Expanding College Access in Taiwan, 1978–2014: Effects on Graduate Quality and Income Inequality”. Journal of Human Capital 11, n. 1 (Primavera): 1–34. https://doi.org/10.1086/690235.
LaSalle, Peter. 2017. “Conundrum: A Story about Reading”. New England Review 38 (1): 95–109. Projeto MUSE.
Satterfield, Susan. 2016. “Livy and the Pax Deum”. Classical Philology 111, no. 2 (abril): 165–76.
Citações no texto
(Keng, Lin e Orazem 2017, 9-10)
(LaSalle 2017, 95)
(Satterfield 2016, 170)
Os artigos de periódicos costumam listar muitos autores, especialmente nas ciências exatas e estatísticas. Se houver quatro ou mais autores, liste até dez na lista de referências; no texto, liste apenas o primeiro, seguido de et al . ("e outros"). Para mais de dez autores (não mostrados aqui), liste os primeiros sete na lista de referências, seguidos de et al.
Entrada da lista de referência
Bay, Rachael A., Noah Rose, Rowan Barrett, Louis Bernatchez, Cameron K. Ghalambor, Jesse R. Lasky, Rachel B. Brem, Stephen R. Palumbi & Peter Ralph. 2017. “Predicting Responses to Contemporary Environmental Change using Evolutionary Response Architectures”. American Naturalist 189, no. 5 (maio): 463–73. https://doi.org/10.1086/691233.
Citação no texto
(Bay et al. 2017, 465)
e) Artigo de notícia ou revista
Artigos de jornais ou sites de notícias, revistas, blogs e similares são citados de forma semelhante. Na lista de referências, pode ser útil repetir o ano com fontes que são citadas também por mês e dia. Os números das páginas, se houver, podem ser citados no texto, mas são omitidos em uma entrada da lista de referência. Se a consulta ao artigo foi online, incluir um URL ou o nome do banco de dados.
Entradas da lista de referência (em ordem alfabética)
Manjoo, Farhad. 2017. “Snap Makes a Bet on the Cultural Supremacy of the Camera”. New York Times, 8 de março de 2017. https://www.nytimes.com/2017/03/08/technology/snap-makes-a-bet-on-the-cultural-supremacy-of-the-camera.html.
Mead, Rebecca. 2017. “The Prophet of Dystopia”. New Yorker, 17 de abril de 2017.
Pai, Tanya. 2017. “The Squishy, Sugar History of Peeps”. Vox, 11 de abril de 2017. http://www.vox.com/culture/2017/4/11/15209084/peeps-easter.
Pegoraro, Rob. 2007. “Apple’s iPhone Is Sleek, Smart and Simple”. Washington Post, 5 de julho de 2007. LexisNexis Academic.
Citação no texto
(Manjoo 2017)
(Mead 2017, 43)
(Pai 2017)
(Pegoraro 2007)
Os comentários dos leitores são citados no texto, mas omitidos de uma lista de referência.
Citação no texto
(Eduardo B [Los Angeles], 9 de março de 2017, comentário sobre Manjoo 2017)
f) Resenha de livro
Entrada da lista de referência
Kakutani, Michiko. 2016. “Friendship Takes a Path That Diverges”. Resenha de Swing Time , de Zadie Smith. New York Times , 7 de novembro de 2016.
Citação no texto
(Kakutani 2016)
g) Entrevista
Entrada da lista de referência
Stamper, Kory. 2017. “From 'F-Bomb' to 'Photobomb,' How the Dictionary Keeps Up with English”. Entrevista com Terry Gross. Fresh Air , NPR, 19 de abril de 2017. Áudio, 35:25. http://www.npr.org/2017/04/19/524618639/from-f-bomb-to-photobomb-how-the-dictionary-keeps-up-with-english.
Citação no texto
(Stamper 2017)
h) Tese ou Dissertação
Entrada da lista de referência
Rutz, Cynthia Lillian. 2013. “King Lear and Its Folktale Analogues”. Tese de Doutorado, Universidade de Chicago.
Citação no texto
(Rutz 2013, 99-100)
i) Conteúdo de site
Muitas vezes, é suficiente simplesmente descrever as páginas da web e outro conteúdo do site no texto (“Em 1º de maio de 2017, a página inicial de Yale listou...”). Se uma citação mais formal for necessária, ela pode ser estilizada como os exemplos abaixo. Para uma fonte que não lista uma data de publicação ou revisão, use sd (para “sem data”) no lugar do ano e inclua uma data de acesso.
Entradas da lista de referência (em ordem alfabética)
Bouman, Katie. 2016. “How to Take a Picture of a Black Hole”. Filmado em novembro de 2016 no TEDxBeaconStreet, Brookline, MA. Vídeo, 12:51. https://www.ted.com/talks/katie_bouman_what_does_a_black_hole_look_like.
Google. 2017. “Política de privacidade”. Privacidade e Termos. Última modificação em 17 de abril de 2017. https://www.google.com/policies/privacy/.
Universidade de Yale. nd “About Yale: Yale Facts”. Acessado em 1 de maio de 2017. https://www.yale.edu/about-yale/yale-facts.
Citações no texto
(Bouman 2016)
(Google 2017)
(Yale University, sd)
k) Conteúdo de m´ídia social
As citações de conteúdo compartilhado por meio de mídia social geralmente podem ser limitadas ao texto (como no primeiro exemplo abaixo). Se uma citação mais formal for necessária, uma entrada na lista de referências pode ser apropriada. No lugar do título, cite até os primeiros 160 caracteres da postagem. Os comentários são citados em referência à postagem original.
Texto
O tweet de Conan O'Brien foi caracteristicamente inexpressivo: “Em homenagem ao Dia da Terra, estou reciclando meus tweets” (@ConanOBrien, 22 de abril de 2015).
Entradas da lista de referência (em ordem alfabética)
Manual de estilo de Chicago. 2015. “ Is the world ready for singular they? We thought so back in 1993”. Facebook, 17 de abril de 2015. https://www.facebook.com/ChicagoManual/posts/10152906193679151
Souza, Pete (@petesouza). 2016. “O presidente Obama se despede do presidente Xi da China na conclusão da Cúpula de Segurança Nuclear”. Foto do Instagram, 1º de abril de 2016. https://www.instagram.com/p/BDrmfXTtNCt/.
Citações no texto
(Chicago Manual of Style 2015)
(Souza 2016)
(Michele Truty, 17 de abril de 2015, 13h09, comentário sobre o Chicago Manual of Style 2015)
k) Comunicação pessoal
Comunicações pessoais, incluindo e-mail e mensagens de texto e mensagens diretas enviadas por meio de mídia social, geralmente são citadas apenas no texto; raramente são incluídos em uma lista de referência.
Citação no texto
(Sam Gomez, mensagem do Facebook para o autor, 1º de agosto de 2017)
l) Ilustrações
São consideradas ilustrações, tabelas, desenhos, mapas e gráficos. Abaixo da imagem, indica-se o elemento (fotografia, figura, ilustração, etc.), seguido de descrição da imagem, ano e local. Deve-se indicar a autoria da imagem conforme autor (ilustrador, fotógrafo, etc.), e o local onde a imagem foi coletada (título do site, do livro, etc.). Inserir a autoria nas referências também. Ex:
Fig. 1 – Descrição, ano. Local. Fotografia de Autor © Fonte.
Processo de Avaliação
A CEBRI-Revista aceita continuamente a submissão de manuscritos de qualquer dos tipos de publicação definidos pela política editorial: policy papers, artigo acadêmico, análises de conjuntura, resenhas de livros e entrevistas.
A submissão e avaliação dos manuscritos é realizada exclusivamente através do sistema online de gestão OJS – Open Journal Systems. Não serão aceitas submissões por e-mail.
Artigos acadêmicos encomendados ou submetidos à CEBRI-Revista passam por duas etapas de avaliação. A primeira visa verificar a adequação dos manuscritos ao escopo do periódico e o cumprimento dos requisitos para avaliação. Os manuscritos selecionados passam para a segunda etapa, na qual os editores associados, apoiados pelo Conselho Editorial, designam um ou mais pareceristas para a avaliação duplo-cega do manuscrito.
Com base nas recomendações desta avaliação, os editores decidem pela aprovação ou rejeição da submissão. Estes procedimentos se aplicam igualmente a artigos que compõem números especiais e/ou dossiês.
As demais publicações recebem um parecer editorial, que avalia sua pertinência temática, adequação à política editorial, qualidade e originalidade.
O tempo médio de resposta é de 6 a 8 semanas para artigos acadêmicos, e 4 a 6 semanas para os demais tipos de submissão, com exceção de análises de conjuntura, cujo tempo de avaliação é de cerca de 1 semana.
No caso de aceite de uma submissão para publicação, o manuscrito passará revisão para adequação às demandas editoriais ou, no caso de artigos acadêmicos, para ajustes baseados nos pareceres de avaliação. Essa etapa será de responsabilidade dos autores. A critério dos editores da CEBRI-Revista, a versão final dos artigos acadêmicos pode ser enviada para uma segunda rodada de avaliação por pares e de revisão dos autores.
Caso a versão final dos manuscritos não atenda satisfatoriamente às demandas editoriais ou de avaliação, a CEBRI-Revista pode decidir pela não publicação.
Os autores sempre têm acesso ao estado de avanço da avaliação através da plataforma de submissão OJS - Open Journal Systems, ou pelo e-mail <revista@cebri.org.br>.
Políticas
Política de Verificação de Plágio
A CEBRI-Revista se pauta por uma rígida política antiplágio. Contamos com dois mecanismos para auxiliar na detecção de textos não devidamente citados ou situações que se caracterizam como plágio (incluindo o autoplágio): software de identificação de plágios e o processo de avaliação por pares. A Revista se reserva o direito de recusar manuscritos em que sejam identificados conteúdos plagiados em qualquer extensão.
Quando fica atestado que uma submissão publicada plagiou outro trabalho ou incluiu material de direitos autorais de terceiros sem permissão ou com reconhecimento insuficiente, ou quando a autoria do artigo é contestada, nos reservamos o direito de tomar medidas, incluindo, mas não se limitando a: publicar uma errata (correção); publicar uma retratação do artigo; tratar o assunto com a instituição à qual o autor está ligado e/ou órgãos acadêmicos ou sociedades relevantes; e por fim tomar as medidas legais apropriadas.
Política de Igualdade de Gênero e Diversidade
A CEBRI-Revista está comprometida em melhorar o equilíbrio de gênero e a diversidade na disciplina de Relações Internacionais. A publicação busca manter o equilíbrio de gênero dos autores convidados para qualquer edição ou seção especial, bem como garantir pluralidade institucional e geográfica. Além disso, encoraja os autores que submetem materiais a levar em consideração o equilíbrio de gênero em suas referências.
Declaração de Direito Autoral
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na CEBRI-Revista pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à CEBRI-Revista, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY 4.0, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
CEBRI-Revista: Brazilian Journal of International Affairs está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.