De Gaza à Avenida Paulista: repercussões e usos do conflito entre Israel e o Hamas na política brasileira (2023-2024)

Autores

  • Michel Gherman
  • Misha Klein

Palavras-chave:

Israel, judeus, política externa, Lula, bolsonarismo

Resumo

Neste texto analisamos as repercussões no Brasil do conflito palestino-israelense a partir da sua representação e as respostas e apropriações políticas que se seguiram. O artigo analisa três eventos ocorridos no Brasil após 7 de outubro de 2023. Cada um deles adquiriu um novo significado no contexto político brasileiro, especificamente por elementos da direita e da extrema-direita.

Biografia do Autor

Michel Gherman

Professor do Departamento de Sociologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Programa de História Social da mesma Universidade. Nessa instituição ele coordena o Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos e o Laboratório Extremos: Política, Violência e Religião. Michel também é pesquisador do Centro Vidal Sasson de Estudos de Antissemitismo da Universidade Hebraica de Jerusalém.

Misha Klein

Professora de Antropologia na Universidade de Oklahoma. Seu livro Feijoada Kosher e outros paradoxos da vida judaica em São Paulo (versão em português no prelo, 2025) trata da relação entre identidade étnica e nacional, com a comunidade judaica multicultural e transnacional servindo de ponto de entrada para a exploração dos significados de raça, classe e pertencimento.

Downloads

Publicado

2024-08-20

Como Citar

Gherman, M., & Klein, M. (2024). De Gaza à Avenida Paulista: repercussões e usos do conflito entre Israel e o Hamas na política brasileira (2023-2024). CEBRI-Revista: Brazilian Journal of International Affairs, (10), 100–125. Recuperado de https://cebri-revista.emnuvens.com.br/revista/article/view/213