Pós-bicentenário verde-digital: uma política externa 3.0 para o Brasil

Autores

Palavras-chave:

política externa brasileira, bicentenário, diplomacia de longa duração, economia verde-digital

Resumo

Da perspectiva da diplomacia de longa duração, a política externa não está dissociada de sua base socioeconômica. A partir de uma leitura histórica centenária, este artigo identifica três grandes períodos para a política externa brasileira: PEB 1.0, ligada desde 1822 a uma economia primário-exportadora; PEB 2.0, coincidindo aproximadamente com a industrialização nacional no século XX; e PEB 3.0, ainda em construção, do futuro verde-digital, adaptada aos imperativos da sustentabilidade e da digitalização da sociedade contemporânea.

Biografia do Autor

Eugênio V. Garcia

Diplomata, cônsul-geral adjunto e chefe de Ciência, Tecnologia e Inovação no Consulado-Geral do Brasil em São Francisco, EUA. Doutor em História das Relações Internacionais pela Universidade de Brasília. Pesquisador em inteligência artificial e governança internacional. Ex-assessor sênior do presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas (Nova York, 2018-2020).

Publicado

2022-12-14

Como Citar

V. Garcia, E. (2022). Pós-bicentenário verde-digital: uma política externa 3.0 para o Brasil. CEBRI-Revista: Brazilian Journal of International Affairs, (4), 65–82. Recuperado de https://cebri-revista.emnuvens.com.br/revista/article/view/79