A guerra russo-ucraniana: impactos sobre a segurança regional e internacional

Autores

  • Cristiane Lebelem
  • Rafael Duarte Villa

Palavras-chave:

Rússia; Ucrânia; dilema de segurança; guerra; OTAN.

Resumo

A guerra entre a Rússia e a Ucrânia  desencadeou fortes  pressões  sobre a segurança internacional e regional na Eurásia. Expõe um dilema de segurança sincrônico relacionado ao expansionismo da OTAN sobre as fronteiras russas e a crescente presença militar russa na fronteira com a Ucrânia. Esse dilema é reforçado pelas dinâmicas territoriais e geopolíticas sistêmicas que opõem os interesses de atores com capacidade de ação global, especialmente os Estados Unidos e a China, através de velhas e novas formas  de expansionismo, fortalecendo assim novas dinâmicas de guerra na Europa no pós-Guerra Fria.

Biografia do Autor

Cristiane Lebelem

Jornalista, radicada há quase uma década na Inglaterra, onde atua em projetos sociais envolvendo desabrigados, imigrantes e refugiados. Fez especialização em Sociologia Política pela Universidade Federal do Paraná e concluiu, em 2020, o MSc (Master of Science) em Gestão de Projetos Internacionais pela Anglia Ruskin University em Londres.

Rafael Duarte Villa

Professor de  Relações Internacionais na Universidade de São Paulo.

Cores das bandeiras russa e ucraniana projetadas sobre uma parede de concreto rachada.

Downloads

Publicado

2022-09-20

Como Citar

Lebelem, C., & Villa, R. D. (2022). A guerra russo-ucraniana: impactos sobre a segurança regional e internacional. CEBRI-Revista: Brazilian Journal of International Affairs, (3), 112–136. Recuperado de https://cebri-revista.emnuvens.com.br/revista/article/view/56