A guerra na Ucrânia: uma análise geopolítica

Autores

  • Ronaldo Carmona

Palavras-chave:

Brasil; geopolítica; guerra na Ucrânia; grande estratégia.

Resumo

O presente trabalho apresenta algumas interpretações preliminares dos efeitos da guerra na Ucrânia para o sistema interestatal e para o Brasil, tendo em vista a teoria geopolítica clássica, anglo-saxã e brasileira. O argumento central é que a causa primária para a deflagração da guerra é a sensibilidade geográfica inerente às grandes potências no que diz respeito à sua integridade territorial e às condições de segurança em seu entorno, caso que se observou com a Rússia. Sendo a guerra na Ucrânia um evento em desenvolvimento, busca-se avaliar os aspectos mais significativos que já podem ser destacados, relacionando-os às mudanças estruturais ocorridas nos últimos 15 anos. Por fim, são mostradas indicações referentes ao desafio de revisão da “grande estratégia” brasileira diante do novo cenário geopolítico que se apresenta. 

Biografia do Autor

Ronaldo Carmona

Professor de Geopolítica da Escola Superior de Guerra (ESG). Senior Fellow do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI), em que coordena o Núcleo de Defesa e Segurança Internacional. É PhD pelo Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo (USP). Chefiou a área de planejamento do Ministério da Defesa.

Um grupo de tanques alinhados em frente as bandeiras russa e ucraniana.

Downloads

Publicado

2022-09-20

Como Citar

Carmona, R. (2022). A guerra na Ucrânia: uma análise geopolítica. CEBRI-Revista: Brazilian Journal of International Affairs, (3), 88–111. Recuperado de https://cebri-revista.emnuvens.com.br/revista/article/view/55