Democratizar as Relações Internacionais

Autores

  • Antonio de Aguiar Patriota

Palavras-chave:

multilateralismo; multipolaridade; democracia; hegemonia.

Resumo

O ex-secretário-geral das Nações Unidas (SGNU) Boutros-Ghali merece ser recordado por haver defendido a aplicação de princípios democráticos ao ordenamento internacional em sua Agenda para a Paz de 1992. Democratizar as relações internacionais significa, sobretudo, velar pela aplicação não seletiva do direito internacional e aprimorar o multilateralismo. A Cúpula sobre o Futuro, convocada pelo atual SGNU, António Guterres, para 2023, representa uma oportunidade para consolidar o que funciona, reformar o que se revelou inoperante e estender o multilateralismo a novas áreas. A multipolaridade do mundo contemporâneo pode contribuir para evitar a erosão do sistema multilateral e promover seu aprimoramento.    

Biografia do Autor

Antonio de Aguiar Patriota

Membro do Conselho Consultivo Internacional do CEBRI e embaixador do Brasil no Egito. Foi ministro das Relações Exteriores (2011-2013) e representante permanente junto à ONU (2013-2016). Integrante da iniciativa Leaders Pour la Paix. 

Câmara do Conselho de Segurança da ONU. Cascoly/Canva.

Downloads

Publicado

2022-09-20

Como Citar

Patriota, A. de A. . (2022). Democratizar as Relações Internacionais. CEBRI-Revista: Brazilian Journal of International Affairs, (3), 14–29. Recuperado de https://cebri-revista.emnuvens.com.br/revista/article/view/49