A segurança da Europa em jogo

Autores

  • Ignácio Ybáñez

Palavras-chave:

segurança e defesa europeias, bússola estratégica, multilateralismo baseado em regras

Resumo

A União Europeia (UE) assiste a um número sem precedentes de conflitos e ameaças não convencionais na sua vizinhança e fora dela. O uso como arma de migrantes, vacinas e de questões de energia levou as considerações de segurança a novos níveis. A agressão russa contra a Ucrânia foi o catalisador final para os líderes da UE assumirem mais responsabilidade pela segurança e fortalecerem a autonomia estratégica. Neste esforço, a OTAN continuará a ser um parceiro essencial. A UE continuará defendendo a ordem multilateral, apoiando simultaneamente o processo de reforma das Nações Unidas. Como pensam os parceiros com ideias semelhantes, há margem para uma maior cooperação entre a UE e a América Latina, e em particular o Brasil, em fóruns multilaterais.

Biografia do Autor

Ignácio Ybáñez

Embaixador da União Europeia no Brasil. Diplomata espanhol, foiSecretário de Estado do Ministério das Relações Exteriores e Cooperação de seu país, onde também ocupou os cargos de Diretor-Geral de Política Externa e Assuntos Globais Multilaterais e Diretor-Geral da África, Mediterrâneo e Oriente Médio. Além disso, foi embaixador da Espanha na Rússia.

Publicado

2022-06-15

Como Citar

Ybáñez, I. (2022). A segurança da Europa em jogo. CEBRI-Revista: Brazilian Journal of International Affairs, (2), 16–31. Recuperado de https://cebri-revista.emnuvens.com.br/revista/article/view/26