O governo brasileiro de Lula diante da guerra de Gaza: uma postura previsível em um contexto radicalizado

Autores

Palavras-chave:

Brasil, guerra de Gaza, Conselho de Segurança das Nações Unidas, extrema-direita, nazismo

Resumo

Neste artigo, argumento que a posição oficial brasileira sobre a guerra de Gaza era previsível, devido às posições dos governos anteriores de Lula. No entanto, tanto o contexto internacional quanto o doméstico são diferentes daqueles de seus primeiros mandatos. A polarização está crescendo em todos os níveis, como ilustram as reações ao discurso de Lula na União Africana em fevereiro de 2024 e o papel da extrema direita em detrimento da harmonia tradicional entre as comunidades brasileiras.

Biografia do Autor

Élodie Brun

Research Professor at the Center for International Studies of El Colegio de México, exico City. She holds a PhD in Political Science, specializing in International Relations, from Sciences Po Paris. Her research interests include South-South relations, Global South, multilateralism, and Latin America.

Publicado

2024-08-20

Como Citar

Brun, Élodie. (2024). O governo brasileiro de Lula diante da guerra de Gaza: uma postura previsível em um contexto radicalizado. CEBRI-Revista: Brazilian Journal of International Affairs, (10), 165–178. Recuperado de https://cebri-revista.emnuvens.com.br/revista/article/view/216