Os efeitos do conflito israelo-palestino sobre a política brasileira

Autores

  • Guilherme Casarões FGV EAESP

Palavras-chave:

polarização, opinião pública, Israel, Palestina, Gaza

Resumo

Com a eclosão do conflito em Gaza após os atentados de 7 de outubro de 2023, o mundo se dividiu no apoio a Israel e à Palestina. No Brasil, o posicionamento sobre o conflito tornou-se marcador ideológico fundamental, impactando percepções e estratégias de atores políticos e sociais. Este artigo analisa as dimensões político-partidária e de opinião pública da polarização em torno do conflito israelo-palestino, chamando atenção para seus efeitos, tanto na política externa quanto na escalada de antissemitismo e islamofobia no país.

Biografia do Autor

Guilherme Casarões, FGV EAESP

Professor da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV EAESP) e professor visitante da Brown University, Rhode Island. É doutor e mestre em Ciência Política pela USP e mestre em Relações Internacionais pela Unicamp. Possui artigos publicados sobre política externa brasileira, conflito israelo-palestino e ascensão global da extrema-direita. É coordenador do Observatório da Extrema Direita e fellow do CEBRI e do Washington Brazil Office.

Downloads

Publicado

2024-08-20

Como Citar

Casarões, G. (2024). Os efeitos do conflito israelo-palestino sobre a política brasileira. CEBRI-Revista: Brazilian Journal of International Affairs, (10), 16–41. Recuperado de https://cebri-revista.emnuvens.com.br/revista/article/view/206