Potencialidades e desafios do novo governo Lula à democratização da política externa brasileira

Autores

Palavras-chave:

Luiz Inácio Lula da Silva, política externa brasileira, política pública, processo de democratização, racismo

Resumo

Este artigo explora os desafios a serem enfrentados pelo novo governo Lula, especificamente na política externa brasileira (PEB), entendida como uma política pública cujo contínuo processo de democratização se dá mediante dinâmicas transversais e transescalares. A abertura do processo decisório à participação da sociedade civil foi importante legado dos governos anteriores de Lula (2003-2010), a despeito de inúmeros desafios à democracia e ao processo de democratização da PEB, aqui apresentados com atenção especial às questões raciais e ao racismo.

Biografia do Autor

Marta Fernández

Professora associada do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da PUCRio. Bolsista de produtividade do CNPq e Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ. Presidente da Associação Brasileira de Relações Internacionais. Editora da série Global Political Sociology da Palgrave. Foi diretora do IRI/PUC-Rio. Suas áreas de interesse se concentram em Teoria das Relações Internacionais e Estudos Pós-Coloniais.

Jéser Abílio

Doutorando em Relações Internacionais pelo Instituto de Relações Internacionais (IRI) da PUC-Rio. Mestre em Ciência Política pelo DPC/UFMG. Pesquisador integrante do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos Linguísticos e Culturais – UNESP/CNPq. Atuante nas áreas de pesquisa: política externa brasileira; branquitude, relações raciais e racismo; identidades e resistências negras e afrodiaspóricas;  metodologias interpretativas.

Lula e sua equipe de ministros. Foto: Ricardo Stuckert.

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Publicado

2023-03-29

Como Citar

Fernández, M., & Abílio, J. (2023). Potencialidades e desafios do novo governo Lula à democratização da política externa brasileira. CEBRI-Revista: Brazilian Journal of International Affairs, (5), 96–126. Recuperado de https://cebri-revista.emnuvens.com.br/revista/article/view/105