A guerra russo-ucraniana e os desafios de segurança global no Atlântico Sul

Autores

  • Ariel González Levaggi

Palavras-chave:

Atlântico Sul, Rússia, Ucrânia, segurança, zona de paz, estabilidade regional

Resumo

O novo contexto global marcado pela conflagração armada no Leste da Europa apresenta uma série de riscos e desafios para o Atlântico Sul, zona de paz caracterizada pela estabilidade estratégica e cooperação estendida no período pós Guerra Fria. Este artigo analisa o impacto sistêmico da guerra na Ucrânia em três dimensões: os riscos da competição estratégica entre grandes potências, a resposta dos atores regionais ao conflito russo-ucraniano, e o impacto na economia agenda de  desenvolvimento.

Biografia do Autor

Ariel González Levaggi

Professor titular do Departamento de Ciência Política e Relações Internacionais da Faculdade de Ciências Sociais, da Pontificia Universidad Católica Argentina. É co-presidente da Seção "Ásia e Américas" da Latin American Studies Association (LASA).Seu último livro é From the Indo-Pacific to the South Atlantic. Estratégias Marítimas das Grandes Potências do século XXI (Instituto de Publicaciones Navales, 2022).

Publicado

2022-12-14

Como Citar

González Levaggi, A. (2022). A guerra russo-ucraniana e os desafios de segurança global no Atlântico Sul. CEBRI-Revista: Brazilian Journal of International Affairs, (4), 179–197. Recuperado de https://cebri-revista.emnuvens.com.br/revista/article/view/84

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos