O espinhoso impasse da Venezuela: para uma nova perspectiva

Autores

  • Abraham F. Lowenthal

Palavras-chave:

Venezuela, transição democrática, justiça de transição, autoritarismo

Resumo

Ao analisar o regime autoritário venezuelano e sua história duradoura, este texto argumenta que uma oposição venezuelana unida e estratégica, valendo-se de diversos elementos da sociedade civil e de partidos políticos, com apoio da comunidade internacional e com foco na recuperação de catástrofes humanitárias, pode reverter a deterioração social e política da Venezuela. Ao acelerar sua recuperação econômica, desenvolver e executar procedimentos de justiça de transição e a reconstrução de instituições políticas, a oposição deve estar disposta a trabalhar de forma contínua e a fazer acordos e concessões para se alavancar, em vez de esperar uma vitória repentina sobre interesses arraigados que controlam o poder do Estado.

Biografia do Autor

Abraham F. Lowenthal

Professor Emérito da Universidade do Sul da Califórnia, é autor de vários livros e artigos, incluindo oito ensaios na Revista Foreign Affairs. Foi diretor fundador do Programa Latino-Americano do Wilson Center, do Diálogo Interamericano e do Conselho de Política Internacional do Pacífico, e foi condecorado pelos presidentes do Brasil, República Dominicana e Peru.

Publicado

2022-02-09

Como Citar

Lowenthal, A. F. (2022). O espinhoso impasse da Venezuela: para uma nova perspectiva. CEBRI-Revista: Brazilian Journal of International Affairs, (1), 94–112. Recuperado de https://cebri-revista.emnuvens.com.br/revista/article/view/8