Pensando a Rússia

Autores

  • Renato L. R. Marques

Palavras-chave:

Rússia; Ucrânia; história; nacionalismo; liberalismo.

Resumo

O artigo aborda o recurso à força e à ameaça nuclear como instrumentos de política externa. Especula sobre como a formação histórica da Rússia a condicionou para um antagonismo latente com a Europa e para uma persistente propensão, em qualquer de suas identidades, imperial ou soviética, a implantar uma área de influência defensiva ao redor de suas fronteiras. Esses elementos estão refletidos no antigo debate entre as correntes eslavófilas e europeístas, com inevitáveis reflexos políticos no seu processo de tomada de posições. O artigo examina ainda as prováveis consequências da guerra sobre a conjuntura internacional vigente. 

Biografia do Autor

Renato L. R. Marques

Foi negociador do Mercosul (1989/1998), secretário de Comércio Exterior (dez1992/fev1994), embaixador na Ucrânia, cumulativamente na Moldávia (2003/2009) e em Belarus (2011/2014).

Pequena bandeira da Rússia em um fundo desfocado.

Downloads

Publicado

2022-09-20

Como Citar

Marques , R. L. R. . (2022). Pensando a Rússia. CEBRI-Revista: Brazilian Journal of International Affairs, (3), 70–87. Recuperado de https://cebri-revista.emnuvens.com.br/revista/article/view/54