Consequências de segunda-ordem em política internacional: a Guerra da Ucrânia e as reverberações no Oriente Médio

Autores

  • Simon Mabon

Palavras-chave:

Oriente Médio; Ucrânia; consequências de segunda-ordem; segurança alimentar.

Resumo

A guerra na Ucrânia teve repercussões devastadoras para a política global. Neste ensaio, reflito sobre as maneiras pelas quais a guerra impacta o Oriente Médio, direta e indiretamente, com foco específico nas consequências de segunda-ordem para Estados, elites e pessoas. Argumento que a posição do Oriente Médio dentro do sistema capitalista global e sua importância geopolítica significam que ele é vulnerável a mudanças dramáticas na política internacional.

Biografia do Autor

Simon Mabon

Decano de Política Internacional na Lancaster University, onde dirige o Projeto Sectarianismo, Proxies e Dessectarização (SEPAD) e o Richardson Institute. Autor de diversos livros, incluindo Houses Built on Sand (Manchester University Press 2020) e The Struggle for Supremacy in the Middle East (Cambridge University Press 2023).

Uma lupa destaca no mapa a região do Oriente Médio.

Publicado

2022-09-20

Como Citar

Mabon, S. (2022). Consequências de segunda-ordem em política internacional: a Guerra da Ucrânia e as reverberações no Oriente Médio. CEBRI-Revista: Brazilian Journal of International Affairs, (3), 53–69. Recuperado de https://cebri-revista.emnuvens.com.br/revista/article/view/52