Rússia versus Ucrânia em 2022: tentativa de análise e aprendizado

Autores

  • Eugenio Diniz

Palavras-chave:

guerra entre Rússia e Ucrânia; armas combinadas; análise de guerras; projeto de força.

Resumo

Faz-se uma análise preliminar da campanha russa de 2022 na Ucrânia, a partir de uma tentativa de identificação ex ante dos objetivos russos e ucranianos, prosseguindo dos mínimos até os máximos; indicam-se critérios sobre como fazê-lo, bem como dificuldades da análise, em geral e específicas para o caso em questão. Dentre as conclusões preliminares, tem-se que tanto o desdobramento inicial quanto o comportamento das forças russas desde fevereiro de 2022 não corroboram a ideia, amplamente difundida, de que a Rússia teria tentado tomar Kiev imediatamente e impor um governo fantoche para a Ucrânia, mas teria fracassado; e que a subestimação das dificuldades para as forças russas parece ter sido um problema das análises feitas no Ocidente.

Biografia do Autor

Eugenio Diniz

Professor do Departamento de Relações Internacionais da PUC Minas, pesquisador 1C do CNPq, membro do International Institute for Strategic Studies (IISS, Londres) e diretor-executivo da Synopsis – Inteligência, Estratégia, Diplomacia.

Tabuleiro de xadrez com as bandeiras da Rússia e Ucrânia ao fundo.

Downloads

Publicado

2022-09-20

Como Citar

Diniz, E. (2022). Rússia versus Ucrânia em 2022: tentativa de análise e aprendizado. CEBRI-Revista: Brazilian Journal of International Affairs, (3), 31–52. Recuperado de https://cebri-revista.emnuvens.com.br/revista/article/view/51