Como choques comerciais da China influenciam as percepções de residentes e legisladores brasileiros sobre o país?

Autores

  • Daniela Campello
  • Francisco Urdinez

Palavras-chave:

comércio internacional, China, Brasil, opinião pública, legisladores

Resumo

Choques de renda associados ao comércio com a China influenciam a perspectiva de brasileiros sobre laços econômicos com o país. Nossas pesquisas entre legisladores e a opinião pública confirmam que choques concentrados geograficamente atingem amplamente trabalhadores, empresários e residentes, influenciando a visão de legisladores. Regiões que sofreram com a competição chinesa enxergam riscos nos laços com o país, embora as que se beneficiaram não vejam a China mais positivamente do que aquelas não afetadas diretamente. Esses efeitos assimétricos ajudam a compreender o sentimento anti-China dominando a política externa brasileira nos últimos anos.

Biografia do Autor

Daniela Campello

Professora associada de Política e Relações Internacionais da Fundação Getúlio Vargas e pesquisadora residente do Wilson Center for International Scholars. Pesquisa temas de economia política internacional e comparada, relacionados às consequências da globalização para a política doméstica em economias emergentes. Seu trabalho foi publicado em periódicos internacionais e é autora de The Politics of Market Discipline in Latin America (2015) e co-autora de The Volatility Curse (2020).

Francisco Urdinez

Professor associado do Instituto de Ciência Política e professor afiliado do Centro de Estudos Internacionais, Pontificia Universidad Católica de Chile. Tem interesse em economia política internacional, com foco em potências emergentes, particularmente Brasil e China. Sua pesquisa foi publicada no Journal of Peace Research, Chinese Journal of International Politics, Foreign Policy Analysis, entre outros periódicos profissionais.

Downloads

Publicado

2022-06-15

Como Citar

Campello, D., & Urdinez, F. (2022). Como choques comerciais da China influenciam as percepções de residentes e legisladores brasileiros sobre o país?. CEBRI-Revista: Brazilian Journal of International Affairs, (2), 135–156. Recuperado de https://cebri-revista.emnuvens.com.br/revista/article/view/33