Potências em ascensão e Governança Global: dissecando a dinâmica entre Brasil e China

Autores

Palavras-chave:

potências em ascensão, governança global, China, Brasil, política estrangeira

Resumo

Potências em ascensão têm uma relação diferenciada com o sistema de governança global (GG) existente. Este estudo baseia-se na China e no Brasil como exemplos e procura explicar suas diferentes posições em relação a GG, contemplando os casos do BRICS, o regime de Responsabilidade de Proteger (R2P), a Iniciativa de Segurança Contra a Proliferação (PSI) e a reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Portanto, este estudo serve como uma tentativa de dissecar a dinâmica pela qual as potências em ascensão se relacionam umas com as outras em relação à governança global.

Biografia do Autor

Lunting Wu

PhD Candidate and Lecturer at Freie Universität Berlin, Research Associate at the Cluster of Excellence “Contestations of the Liberal Script”, and Fellow of the Instituto do Oriente of the University of Lisbon.

Publicado

2022-06-15

Como Citar

Wu , L. (2022). Potências em ascensão e Governança Global: dissecando a dinâmica entre Brasil e China. CEBRI-Revista: Brazilian Journal of International Affairs, (2), 112–134. Recuperado de https://cebri-revista.emnuvens.com.br/revista/article/view/32