A experiência brasileira em mediações diplomáticas e as perspectivas de atuações futuras

Autores

  • Fernando de Mello Barreto

Palavras-chave:

mediação diplomática, Brasil, Guerra do Chaco, Questão Letícia

Resumo

O texto examina instâncias históricas de mediação diplomática, que são um componente-chave da política externa brasileira. Apresenta uma visão teórica do tema e uma revisão de exemplos históricos: a Guerra do Chaco e a Questão de Letícia, na primeira metade do século XX; o conflito Peru-Equador, na década de 1990; e a mediação turco-brasileira entre o Irã e outras nações, em 2010.

Biografia do Autor

Fernando de Mello Barreto

Embaixador e autor de livros sobre a história diplomática brasileira. Tem graus de bacharel (Universidade de São Paulo), mestre (Columbia University) e doutor (University of Connecticut) em Direito; chefiou as embaixadas brasileiras na Austrália e na Rússia, bem como os consulados-gerais em Londres, Boston e Hartford. Atualmente é professor colaborador do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2024-08-20

Como Citar

Barreto, F. de M. (2024). A experiência brasileira em mediações diplomáticas e as perspectivas de atuações futuras. CEBRI-Revista: Brazilian Journal of International Affairs, (10), 211–234. Recuperado de https://cebri-revista.emnuvens.com.br/revista/article/view/220