Ferramentas digitais: salvaguardando a segurança nacional, a cibersegurança e o tendenciosismo na IA

Autores

Palavras-chave:

segurança nacional, inteligência artificial, viés, ferramentas digitais, tecnologias emergentes

Resumo

Este artigo explora o desafio crítico representado pelo tendenciosismo na inteligência artificial (AI) e as suas potenciais implicações para a segurança nacional. Discute tipos de vieses nos sistemas de IA, suas consequências para a segurança nacional e potenciais estratégias de mitigação. O artigo examina estudos de caso, medidas regulatórias e o cenário em evolução do papel da IA na formação da segurança nacional, enfatizando a necessidade de um uso ético e responsável.

Biografia do Autor

Gaudys L. Sanclemente

Ph.D. em Estudos Internacionais, é cientista social de métodos mistos e profissional de pesquisa com foco em saúde, segurança cibernética e inteligência, unindo ciência, tecnologia e segurança. Ela também é jornalista, escritora, poetisa e artista premiada, com formação em Mestrado em Artes, Juris Doctor e Mestrado em Direito.

Publicado

2023-10-16

Como Citar

L. Sanclemente , G. (2023). Ferramentas digitais: salvaguardando a segurança nacional, a cibersegurança e o tendenciosismo na IA. CEBRI-Revista: Brazilian Journal of International Affairs, (7), 137–155. Recuperado de https://cebri-revista.emnuvens.com.br/revista/article/view/154