“Mudaria o Natal ou mudei eu?" A volta de Lula em cenário de policrise global

Autores

Palavras-chave:

governo Lula, política externa brasileira, diplomacia, relações internacionais

Resumo

Reflexões sobre o que poderia representar o terceiro mandato de Lula em termos de seu retorno à posição de presidente. Para comparação, outras ocorrências similares do retorno de mandatários aos seus postos são exploradas, em especial o único outro caso brasileiro, de Getúlio Vargas, que também voltou ao poder em um cenário muito diferente do primeiro. O novo contexto político brasileiro e internacional em que ocorre o retorno de Lula é apresentado, com considerações sobre quais adaptações serão necessárias, possíveis ou viáveis, concluindo que condições inéditas exigem adaptações que a experiência ajuda a informar.

Biografia do Autor

Rubens Ricupero

Diplomata aposentado, historiador, foi embaixador junto à ONU (Genebra), em Washington e Roma; assessor de Tancredo Neves e José Sarney; ministro do Meio Ambiente e da Amazônia; ministro da Fazenda; Secretário-Geral da UNCTAD. Atualmente é titular da Cátedra José Bonifácio da USP para 2022 e Conselheiro Emérito do CEBRI.

Faixa presidencial. Fonte: Divulgação/Presidência da República.

Downloads

Publicado

2023-03-29

Como Citar

Ricupero, R. (2023). “Mudaria o Natal ou mudei eu?" A volta de Lula em cenário de policrise global. CEBRI-Revista: Brazilian Journal of International Affairs, (5), 31–57. Recuperado de https://cebri-revista.emnuvens.com.br/revista/article/view/102