Administrando a rivalidade EUA-China: podem o Brasil e os países da ASEAN cooperar?

Autores

  • Kishore Mahbubani

Palavras-chave:

disputa geopolítica EUA-China, Brasil, ASEAN

Resumo

A disputa EUA-China será a maior questão geopolítica das próximas décadas. Os EUA erraram ao não adotar uma estratégia ponderada e de longo prazo para administrar o desafio da China. Embora o Brasil e a Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) tenham circunstâncias geopolíticas fundamentalmente diferentes, eles compartilham fortes laços com ambos os países e devem enviar mensagem unida contra essa rivalidade. Eles devem trabalhar juntos para forjar uma abordagem multilateral, baseada em normas e processos existentes, para desenvolver um novo equilíbrio de poder que permita que a China e os EUA prosperem junto com o Brasil, a ASEAN e o resto do mundo.

Biografia do Autor

Kishore Mahbubani

Distinguished Fellow at the Asia Research Institute, National University of Singapore (NUS), and author of the book Has China Won?

Publicado

2022-06-15

Como Citar

Mahbubani, K. (2022). Administrando a rivalidade EUA-China: podem o Brasil e os países da ASEAN cooperar?. CEBRI-Revista: Brazilian Journal of International Affairs, (2), 33–52. Recuperado de https://cebri-revista.emnuvens.com.br/revista/article/view/28