Liberalismo, nacionalismo e extremismo de direita: percursos político-ideológicos na América Latina

Autores

Resumo

A ascensão da extrema-direita hoje é um fato – pensar sobre os seus reflexos para a ordem internacional requer embasamento sobre conceitos e fenômenos frequentemente tratados de forma superficial diante da urgência em reagir a tal fato. Este ensaio recupera os percursos que se iniciam no século XIX, com as independências das Américas Hispânica e Portuguesa, demonstrando como liberalismo, nacionalismo e extremismo se tornaram uma tríade político-ideológica central para entendermos o contexto complexo em que vivemos hoje. 

Biografia do Autor

Carolina Salgado

Doutora em Relações Internacionais com dois pós-doutorados em áreas correlatas. Atualmente é professora no Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio. Suas áreas de pesquisa e publicação incluem Saúde Global; Análise de Política Externa; Organizações Internacionais; Relações União Europeia-América Latina; Nova Direita e Extremismo na Europa e nas Américas.

Downloads

Publicado

2024-11-21

Como Citar

Salgado, C. (2024). Liberalismo, nacionalismo e extremismo de direita: percursos político-ideológicos na América Latina. CEBRI-Revista: Brazilian Journal of International Affairs, (11). Recuperado de https://cebri-revista.emnuvens.com.br/revista/article/view/229